domingo, 12 de agosto de 2012

Pé na estrada por Mundo Leitura

Na linda e encantada Cidade Imperial, produzindo reportagens para o portal Mundo Leitura, recarregando as baterias e de quebra pesquisando para um projeto de livro. Essa é uma cidade muito especial para a minha vida, pois me traz ótimas energias e me reconecta com uma parte intimista e criativa adormecida pelo excesso de luz e sol do litoral nordestino.



Revisitei o espetáculo Som e Luz, sempre uma viagem no túnel do tempo e da história, fui ao Sarau Imperial, experiência inenarrável, que renderá um texto bacana e fotos incríveis.

Nos bastidores, aproveitei para tirar umas fotos com a princesa Isabel, com o maestro Rodrigo D´Ávila,  regente do coral As Princesas de Petrópolis, e com a condessa de Barral, todos integrantes do elenco do sarau.

Na casa de Santos Dumont

Hoje revisitei Encantada, a Casa de Santos Dumont, que agora possui o Centro Cultural 14 BIS, espaço interativo e multimídia contando a história do pai da aviação.

A Biblioteca de Dumont abriga um acervo precioso como livros da coleção Victor Hugo, de 1941 a 1855. Tem também os dois livros escritos por ele, Os Meus Balões, de 1904, e O que eu vi, O que nós veremos, de 1918. É claro que não resisti a mais uma vez subir na escadinha do observatório, de onde o inventor admirava a revoada de pássaros no fim de tarde, e estudava as estrelas ao cair da noite.

As surpresas conferidas no Centro Cultural 14 Bis serão tema de reportagem de Mundo Leitura, em breve!

Conversas ao Pé da Página

Recentemente estive em São Paulo com os amigos de Selo Passarada, Simone Cavalcante e Tiago Amaral, participando do seminário que teve como tema crianças e jovens leitores. Foram momentos incríveis. Compartilhamos experiências de mediação de leitura, conhecemos autores e ilustradores que admiramos e novas e fascinantes pessoas, como Claudia Souza, do Instituto Callis de Milão e Paula Browne, escritora carioca que vive na terra da garoa produzindo livros muito bacanas.


Voltamos desse encontro com baterias recarregadas e fôlego para novos projetos.

BANHO DE LIVRARIA
E é claro que aproveitamos a viagem para rever amigos queridos como Jonas Ribeiro e tomar um banho de livraria, comprando novos títulos e nos perdendo de alegria entre os livros. Até batemos um papo imaginário como nosso querido Monteiro Lobato, na Livraria da Vila, depois fomos garimpar pérolas na Cultura, paraíso literário imperdível.